Número total de visualizações de páginas

terça-feira, abril 18, 2006

Dia dos Monumentos ... que interessam!

Boas noites caros amigos leitores e comentadores!

Espero que a vossa Páscoa tenha sido boa, com muitas coisas para engordar dadas pelos Padrinhos e Madrinhas que ainda se dedicam a essas coisas...
Mas desenganem-se aqueles que julgam que vim aqui carpir as minhas mágoas de não ter tido oportunidade de passar a Páscoa com o pimponho do meu afilhado!

Hoje dia 18 de Abril é
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A boa da Ministra da Cultura lá andou a dizer coisas agradáveis e políticamente correctas aos jornalistas como o projecto do novo Museu dos Coches integrado na iniciativa "Belém Redescoberta" :

"Trata-se de um projecto ambicioso, apenas possível graças à conjugação de várias vontades e o empenho excepcional de vários ministérios", sublinhou a ministra, comentando que, com a concretização do projecto, Belém "vai ficar de cara lavada e mais valorizada". (in Lusa)

Muito bem.
E à pouco voltava eu para casa e vi uma data de gente de volta de um monumento da minha linda terra. O que era?
"A Associação de Defesa do Ambiente vai iluminar o Palácio de Valflores na terça-feira, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em protesto contra a degradação do edifício, classificado como imóvel de interesse público."

O que é o Palácio de Valflores?

Aqui poderão saber mais sobre este monumento que foi classificado Imóvel de Interesse Público em 1982.
Mas parece que a restauração, conservação e reabilitação deste património não parece ser um projecto de interesse do governo. E não digo que a culpa deverá ser apenas deste governo mas sim de sucessivos governos que levantam entraves à reabilitação de monumentos que não sejam estratégicamente localizados.

É triste mas é o país que temos
:(

1 comentário:

cá-cá (Portugal) disse...

ha ha ficámos mais ricos! Vou apontar nas "coisas-a-fazer-quando-me-sair-o-euromilhões" dar um jeitinho á Quinta de Valflores. Bjs.