Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Vuvu... coiso!!

Saudações visitantes do espaço da desgraça que é este meu blog!!

Ai julgavam que eu tinha encerrado?! Na volta fechou para balanço!!
Nada disso!!

Aqui o espaço de edição daqui da menina é que tem estado assim para o gelado e as ideias para mandar aqui umas postas para a malta.. têm ficado congeladas.
Mas hoje não quis saber, vesti mais roupa e calcei umas luvas e cá estou eu a assumir a minha postura altamente profissional cronista.. melhor que eu só o Prof Marcelo, esse grande senhor que come livros às refeições.. Mas siguemos!!

Estava eu aqui nas minhas típicas deambulações jornalísticas quando li esta coisa chocante:

"Vuvuzela é a palavra do ano de 2010"

Não pode ser!!!!
Certo que a fonte da notícia é altamente suspeita. Sim caros amigos, para os mais distraídos tou a citar "A Bola" mas o que realmente choca é a origem da votação que o jornal cita -Porto Editora -
Tá bonito isto, já não bastava dizer na eleição estava também em disputa palavras tão interessantes como: défice, desemprego, SCUT, rede social, PEC, orçamento, tablet, FMI e mineiro.
Eu tenho uma opinião muito pessoal sobre estas palavras todas e, quer queiram quer não, vou dizer o que eu acho - Até porque Cogito Ergo Sum
- Deixa-te lá de tretas e começa a escrever!!!
Tá bem, pronto!
... e antes que comece aí a brigada dos Xatos & Karrapatos aqui vai a minha visão sobre as palavras nomeadas como concorrentes para a Palavra do ano 2010:

- défice - Ora então começamos com uma palavra recorrente noutros concursos mas talvez mais focados para o campo da economia. O meu Professor de Economia que me desculpe mas sou tal e qual como o o Primeiro Ministro da altura, não sei se se lembram, o Sr. Guterres?! Ele sobre o PIB dizia, depois de tentar fazer os cálculos usando as fórmulas - Isso é fazer as contas!! E eu sobre o Défice também digo exactamente a mesma coisa, é fazer as contas..!

- desemprego - Mais uma das tais palavras ditas noutros concursos mas .. há mais anos. Se eu não me engano desde há uma data de anos que isto não é só uma palavra, é um problema grave da nossa sociedade por isso, acho que percebi porque é que foi desqualificada.. Convém não falar das coisas más senão elas ainda nos apanham!!

- SCUT - Esta sim, é uma sigla inovadora, mas não é uma palavra, logo pimbas, foi desclassificada, até porque toda a gente sabe que as estradas sem custos para o utilizador são balelas que se mandam em tempos de eleições!! Mitos!!

- Rede Social - Mais um problema de interpretação! São 2 palavras, se queriam 1 diziam Facebook, mas também poderia ser desclassificada porque as palavras que se pretendem aqui são em Português. Next!!

- PEC - Estamos a brincar, ou quê? Siglas não são palavras. Pior que isso. Este concurso mais parece a selecção de luxo de todos os temas que mais odiei na Faculdade!! Raios vos parta!!

- Orçamento - Até qu'enfim!!! Isto é preciso deixar-me que nem uma barata para aparecer aqui uma palavra a sério. Então orçamento.. Pois orçamento é... Tão a ver aquela aula de Economia Nacional que eu me baldei? Foi essa!!

- Tablet - Boa, boa! E pode ser daquelas de Chocolate de Leite? Ai é verdade eu disse que não ia comer mais chocolate esta semana... amanhã? Hoje?.. Fogo.. nem um cadinho de chocolate se pode comer nesta miséria de estado a que nós chegámos!!!

- FMI - Eu bem disse que siglas não são palavras mas eles continuam a dar-me com isto. Então FMI.. É como eu vou ficar se eu não comer o meu chocolatinho, vou ficar com FMI!!

- Mineiro - Olha, essa grande profissão que em Portugal se acabou, ou pelo menos perdeu importância porque toda a gente quer ser, ou doutor ou engenheiro, mas mesmo assim agora podem escolher outra que se falou ali em cima - Desempregado - e ao que parece há muito..

Mas vamos lá à vaca fria que nos trouxe até aqui, a palavra vencedora de 2010 - Vuvuzela!!
Eu sempre que escrevo essa coisa aparece sempre aquele sublinhado de erro ortográfico.
Porque raios é que os senhores da Porto Editora não tinham o meu dicionário???
Sabem que mais?!
Eu cá não gosto nada de Vuvuzelas, por isso e a partir de agora não há cá mais dissto no meu blog, e mai nada!!

Sem comentários: