Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, março 12, 2008

Isto é demasiado miserável

... mas é verdade!

Recebi de um amigo e tenho que partilhar com vocês leitores até porque é verdade. As despesas de manutenção começam a ser demasiado pesadas para quem tem pouco ou nada :(

______________________________________________
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a enviar aos seus clientes mais modestos uma circular que deveria fazer corar de vergonha os administradores - principescamente pagos - daquela instituição bancária.

A carta da CGD começa, como mandam as boas regras de marketing, por reafirmar o empenho do Banco em oferecer aos seus clientes as melhores condições de preço/qualidade em toda a gama de prestação de serviços, incluindo no que respeita a despesas de manutenção nas contas à ordem.

As palavras de circunstância não chegam sequer a suscitar qualquer tipo de ilusões, dado que após novo parágrafo sobre racionalização e eficiência da gestão de contas, o estimado/a cliente é confrontado com a informação de que, para continuar a usufruir da isenção da comissão de despesas de manutenção, terá de ter em cada trimestre um saldo médio superior a EUR1000, ter crédito de vencimento ou ter aplicações financeiras associadas à respectiva conta. Ora sucede que muitas contas da CGD, designadamente de pensionistas e reformados, são abertas por imposição legal.
É o caso de um reformado por invalidez e quase septuagenário, que sobrevive com uma pensão de EUR243,45 - que para ter direito ao piedoso subsídio diário de EUR 7,57 (sete euros e
cinquenta e sete cêntimos!) foi forçado a abrir conta na CGD por determinação expressa da Segurança Social para receber a reforma.

Como se compreende, casos como este - e muitos são os portugueses que vivem abaixo ou no limiar da pobreza - não podem, de todo, preencher os requisitos impostos pela CGD e tão pouco dar-se ao luxo de pagar despesas de manutenção de uma conta que foram constrangidos a abrir para acolher a sua miséria.

O mais escandaloso é que seja justamente uma instituição bancária que ano após ano apresenta lucros fabulosos e que aposenta os seus administradores, mesmo quando efémeros, com «obscenas» pensões (para citar Bagão Félix), a vir exigir a quem mal consegue sobreviver que contribua para engordar os seus lautos proventos.
É sem dúvida uma situação ridícula e vergonhosa, como lhe chama o leitor, mas as palavras sabem a pouco quando se trata de denunciar tamanha indignidade.

Esta é a face brutal do capitalismo selvagem que nos servem sob a capa da democracia, em que até a esmola paga taxa.
Sem respeito pela dignidade humana e sem qualquer resquício de decência, com o único objectivo de acumular mais e mais lucros, eis os administradores de sucesso.

Medita, divulga e se quiseres comenta.
Mas divulga mesmo por favor

Cidadania é fazê-lo, é demonstrar esta pouca vergonha que nos atira para a miserabilidade social.

... Este tipo de comentário não aparece nos jornais, tv's e rádios ...
Porque será???

4 comentários:

James Newton III disse...

Olá bina,
tens toda a razão.
Este capitalismo brutal em que vivemos é completamente regulado por alguns sectores económicos.
seguradoras, bancos, petroliferas, etc. O seu poder económico é tanto que os países ficam subjugados a ele. É o caso de Portugal.
Daí aberrações como essa da CGD.

Anónimo disse...

Bem, mas eu já recebi essa carta há mais de um ano...

Unknown disse...

:S aqui a je trabalha na "banca" (ainda num me surgiu nada melhor :P) no privado, portanto, essa treta das despesas de manutenção de conta e afins são o prato do dia... agora, na CGD, o único banco do estado é, realmente, uma vergonha!!!! Se no privado o é, eu tou sempre a reclamar com isso, principalmente por causa dos pensionistas que se não forem levantar a pensão no dia em que entra, ela vai ficando mais pequena ainda, no "público" é, realmente, um caso de "Banco de Portugal" (que, supostamente, devia regular estas situações)!!!!

Enfim... neste país quem tem pouco, fica com menos ainda... porra prás políticas bancárias!!!!

BOM FIM-DE-SEMANA Bina!!!!!!

Jokas

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.