Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, março 17, 2005

Acabou-se a água?

Boas tardes caros amigos leitores e comentadores!

Neste lindo dia que só apetece fazer tudo menos estar fechada no escritório, venho falar de algo que me preocupa.

Antigamente, quando eu era pequenina (vês activestressadona, até eu digo isto), costumava chover no Inverno e por esta altura eu dizia que estava farta de tanta chuva = não podia ir brincar com as outras meninas, e meninos, para a rua!
Não que eu tenha crescido assim tanto mas, acho que já é tempo das pessoas assumirem uma atitude menos passiva/contemplativa sobre o ambiente/espaço que os rodeia.

O que é que eu quero dizer?
É certo que estamos a atravessar a maior seca dos últimos 100 anos mas não estou a ver os portugueses (na sua generalidade) mais preocupados com isso. Pelo contrário, e "segundo a OCDE, Portugal é o país da União Europeia com maior consumo de água por pessoa, e o quarto mais gastador do Mundo, atingindo os 1090 metros cúbicos per capita".
Estes dados podiam ser menos embaraçosos e pertencer a outro país mas referem-se ao nosso e aos hábitos dos Portugueses…

E se TODOS tomassem meia dúzia de medidas simples de melhor aproveitamento de água?
Coisas simples. Reparem nestes exemplos:
- máquina de lavar loiça para apenas 1 pessoa;
- máquina de lavar roupa só com 2 camisas, umas calças, dois pares de meias e respectivas cuecas/boxers;
- um banho de uma hora, sem fechar a água.

Por favor!
Já se deram conta da quantidade de água potável que se utiliza por pura preguiça ou por capricho?
Água é coisa que não falta! Existe o mar e até temos acesso a uma grande costa!
Existe muita água no planeta e o nosso país é afortunado nesse aspecto mas nem toda a água é potável.
Não quero com isto fazer a apologia dos porcos mas, quando usarem estes electrodomésticos que consomem muita água, usem-nos realmente quando for necessário.
Estes são apenas uns exemplos dos hábitos que podem ser reconsiderados, porque se analizarmos bem, existem muitos mais que podemos alterar.

A nível de hábitos pessoais, até é razoavelmente fácil de nos adaptarmos a usar a água de uma maneira equilibrada mas depois metemos o pé fora de casa e ficamos revoltados:
- Regas desmesuradas nos parques e jardins públicos;
- Fontes com grandes efeitos de água;
- Canos rebentados a derramar água na via pública, etc, etc..

Não quero que sequem os jardins, ou que acabem com as fontes (gostava sim que, os canos não rebentassem mas isso era pedir muito), só que qualquer pessoa consciente fica aborrecida e acha que todos os seus esforços são pura mania da diferença.
Não são!
Eu tenho sempre presente que se todos fizermos um pequeno esforço, conseguimos fazer
diferença, a diferença necessária para futuras gerações terem água.

Não podemos acabar com esta seca, não podemos fazer chover, mas podemos não gastar a água desnecessariamente.
E sabem que mais, esta conversa deu-me sede!

Será que ainda há água para beber?

Bina -Preocupada- Ladina

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade este é um problema bastante grave a que parece que não damos a devida importância, no meu blog, coloquei duas fotos de satélite em que se vê a gravidade da situação!

morgy disse...

sim minha querida, na generalidade até tens toda a razão, mas.... há sempre um "mas" ;)
ok... máquina da loiça só para uma pessoa (suponho que te refiras a uma maquina numa casa só com uma pessoa a viver lá permanentemente)... a utilização da maquina da loiça não tem a ver com o nº de pessoas que vivem numa casa, tem a ver com o modo como se utiliza, e bem utilizada gasta muito menos água do que a lavar à mão... o mesmo para a roupa!
Agora em vez destes exemplos do que consideras más utilizações, não seria melhor aqueles pequenos conselhos que ajudam o meio ambiente sempre e não só em ano de seca... Por exemplo, separar os lixos para reciclagem, reutilizar sempre que possível, fechar a torneira enquanto se esfrega os dentes ou se ensaboa o corpo, colocar uma garrafa cheia de água dentro do autoclismo, ter o esquentador no modo de menor pressão de água, utilizar lampadas economicas, enfim... tu sabes isto tudo melhor que eu :)
Deixo só mais uma muito importante, por favor não despejem o óleo usado pela pia, uma só gota de óleo contamina litros e litros de água. Actualmente em portugal a melhor forma de nos livrarmos deste desperdicio é colocar o óleo numa garrafa de plástico e colocá-la no lixo normal.