... Como é bom voltar a casa...
Segunda, terça e quarta sem descanso.. entre Hospital Egas Moniz, Registo de Identificação do Arieiro e chefe com mania que é mau até no dia de aniversário dele !...
O dia de ontem terça foi todo para a tal coisa que eu tinha medo de ir fazer ao neuro-oftalmologista..
Alvorada às 5.30 da manhã para estar no Egas ás 8... Eu a andar devia parecer um perfeito zombie, mas também não estava para andar a fazer cara bonita para ninguém :P
O sector da oftalmologia do Egas Moniz é qualquer coisa de surrealista, roça o 'terceiro-mundismo' com a falta de condições e com a competência de algumas das recepcionistas.
Vale a tecnologia e o desempenho do meu excelente médico que se prontificou a responder às minhas mil e uma questões, dúvidas e inquietações.
E vale também o namorado que tem aturado a minha disposição.. agitada - Obrigada por estares ali ao pé de mim e não me abandonares a uma odisseia naquele caos obscuro que é o Egas Moniz!
Seguiu-se um dia de exames, e mais exames, corredores e mais corredores, tabelas e mais tabelas, letrinhas que eu por mais que me esforça-se, não conseguia distinguir..
Um dos exames - Avaliação dos Campos Visuais - foi particularmente frustrante para mim.

Qualquer coisa tão simples como:
- Carregue no botão quando vir uma luzinha.
Simples, não é?
... Nem por isso... Até porque eu não vi nem metade do que apareceu quando analisaram o olho esquerdo..
Olho esquerdo vendado, olho direito analisado - > Lesão na ordem de 2 em 10
Olho direito vendado, olho esquerdo analisado - > Lesão na ordem de 8 em 10
Já nem tinha noção do tempo, só tinha vontade de gritar e perguntar: PORQUÊ????
O bom do dr. João no fim da jornada disse:
- A Bina tem um situação que se resume nisto: o seu cansaço ocular resulta de uma tentativa de compensação do olho direito às insuficiências do olho esuqerdo. Demasiada luz é desaconselhada, longos periodos de leitura/redacção e olhos postos no monitor não são boa prática, pelo contrário - agravam as lesões e convertem-se em enxaquecas.
Por isso, vou recomendar-lhe que faça pequenas pausas quando estiver a ler o seu livro, e o mesmo se aplica ao trabalho no computador, e outras actividades semelhantes. Também seria recomendável que tivesse sempre uma luz suave, uma vez que os seus olhos estão demasiado sensíveis a luminosidade intensa, luz forte. Arranje uns óculos escuros graduados e lembre-se sempre: não pode recuperar a capacidade visual perdida mas pode evitar que a que resta não se degrade rapidamente.
Resumo:
-
Sandra Stressadita, eu tava bem era de noite a 'fazer' guias com a malta!